Curso de Inseminação Artificial é sucesso na Novagen
- Pedro Nacib Jorge Neto
- 3 de nov. de 2014
- 2 min de leitura

A Novagen Genética realizou nos dias 31 de outubro e 1º de novembro curso de Inseminação Artificial por Laparoscopia (IAL) em Ovinos e Caprinos. Sete pessoas participaram das aulas, entre Médicos Veterinários e estudantes que já cursaram a matéria de reprodução animal. O curso foi realizado na sede da empresa, em Itapira, São Paulo, e teve como professores Pedro Nacib Jorge Neto, diretor executivo da Novagen, e Letícia Alecho Requena, coordenadora de reprodução.
Mayara Domingues Conceição, estudante do nono período de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP – Pirassinunga), se interessou e fez o curso pela importância em qualificar o trabalho do médico veterinário. “O curso de Inseminação Artificial é muito importante para ampliar o leque de atribuições do médico veterinário, além de capacitar a mão-de-obra. Com o curso, podemos garantir o uso da técnica e o bem-estar animal”, completou.
A realização deste curso pela Novagen, teve como objetivo capacitar o médico veterinário para a realização da técnica de Inseminação Artificial por Laparoscopia (IAL) em ovinos e caprinos. A IAL é uma biotecnologia reprodutiva que permite a aceleração do melhoramento genético em rebanhos de ovinos e caprinos, potencializando a produção de cordeiros e cabritos de animais de alto mérito genético, por meio de doses de sêmen de reprodutores selecionados. Esta tecnologia é aplicável não somente a criação de animais puros de origem, mas também em rebanhos comerciais.
Novagen
O Centro de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS) da Novagen disponibiliza ao mercado sêmen de ovinos e caprinos de alta qualidade, para produção de animais Pura Origem e também para utilização em larga escala em rebanhos comerciais. Para Lucas Conte, estudante do nono período de medicina veterinária, que participou do curso, a opção pela Novagen se deu pelo fato de ser “uma empresa inovadora na área de biotecnologia animal, além de contar com profissionais capacitados”.
O conteúdo abordado ao longo do curso foi Seleção e manejo, Sincronização de Cio, Diferentes técnicas de IA em ovinos e caprinos, Técnica de Inseminação Artificial por Laparoscopia (IAL) e Manipulação do sêmen. De acordo com Mateus Rodrigues, médico veterinário, o curso foi ótimo. “Boa carga horária, dinâmico, explicativo conteúdo teórico, além ter um bom número de animais para a prática”, disse.
Comentários