CCPSCredenciado junto ao MAPA sob número SP-80656-1, o Centro de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS) da Novagen está habilitado para a produção de sêmen das espécies ovina e caprina desde 2009 e de bovinos e bubalinos desde 2014.

Localizado no município de Itapira, em São Paulo, em local de fácil acesso pela Rodovia SP 147, possui ampla estrutura para alojamento de reprodutores, atendendo todas as normas do MAPA, além das exigências para produção de sêmen para exportação.

Está localizada em região de clima tropical de altitude, temperatura média anual de 23º C e está a 708 metros do nível do mar. A distância da fazenda para a capital paulista é de 165 km, para Campinas 70 km e para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, é de 95 km.

A Novagen está apta à prestação de serviço de produção de sêmen para as Centrais de Comercialização, Agroempresas, Frigoríficos e Pecuaristas.

CONGELAMENTO

A Novagen Genética coleta o sêmen dos animais utilizando de vagina artificial, simulando uma monta natural. Após coletado, o sêmen é criteriosamente avaliado e com a concentração mensurada através da NucleoCounter® SP-100™ (Chemometec), equipamento de precisão equiparada ao citômetro de fluxo. Em seguida, passa por processo de diluição e resfriamento, sendo posteriormente envasado e selado em palhetas individualmente identificadas por meio do equipamento MRS3 (IMV Technologies). 

Após a curva de resfriamento, o sêmen é criopreservado com curva de congelamento desenvolvida pela Novagen e realizada eletronicamente pelo equipamento Digitcool (IMV Technologies), sendo armazenadas em botijões criogênicos. Algumas amostras são então descongeladas e avaliadas eletronicamente pelo IVOS Computer Assisted Sperm Analyzer (Hamilton-Thorne).

QUALIDADE

A Novagen prioriza a qualidade dos sêmens coletados. Todo o sêmen congelado na Novagen é rigorosamente avaliado e testado antes de ser liberado pelo controle de qualidade, atendendo os seguintes critérios:

  • Garantia de Qualidade do Sêmen: cada partida foi criteriosamente avaliadas pelos Médicos Veterinários da Novagen e excedem os padrões de qualidade exigidos.
  • Concentração de Espermatozoides: cada ejaculado tem a concentração espermática medida através da NucleoCounter® SP-100™ e cada palheta possui  concentração de espermatozoides vivos aquém dos exigidos para cada espécie.
  • Testes Sanitários: os reprodutores são testados e devem apresentarem-se negativos para doenças indicadas pelo MAPA ou de acordo com protocolos de exportação.
  • Armazenamento do Sêmen: o sêmen de cada reprodutor é armazenado em palhetas identificadas individualmente, rastreados e monitorados pelo software de armazenamento da Novagen. Os tanques da empresa são regularmente revisados para garantir que a genética dos animais sejam preservadas da melhor maneira possível.

 

Go to top