CCPSEmpresa recebeu a liberação de funcionamento do MAPA para Centro de Produção In Vitro de Embriões e Centro de Coleta e Processamento de Sêmen de bovinos e bubalinos

A Novagen Genética recebeu em setembro deste ano, a liberação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o funcionamento dos centros de Produção In Vitro de Embriões (CPIVE) e de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS) de bovinos e bubalinos, além disso, a Novagen está apta a cumprir exigências sanitárias para exportação de sêmen. A Novagen já está recebendo animais para a coleta em sua sede, em Itapira, no estado de São Paulo.

 

O CPIVE foi inaugurado neste ano e conta com um moderno e equipado laboratório para prestação de serviços. O centro de produção está apto a produzir embriões In Vitro das espécies bovina, bubalina, caprina e ovina. O CPIVE da Novagen conta com uma equipe técnica qualificada e tem como objetivo atender ao cliente com atenção diferenciada. Além disso, segue rigorosamente as normas descritas pelo MAPA, garantindo assim, a qualidade e sanidade dos embriões produzidos em seus laboratórios.

IMG 0609

A empresa já tinha a autorização para o funcionamento do Centro de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS) de ovinos e caprinos. Na visita do MAPA, em julho deste ano, a Novagen recebeu a liberação para fazer a coleta e processamento de sêmen também das espécies bovina e bubalina. O laboratório conta com equipamentos de última geração, além de ter sido totalmente construído em painéis isotérmicos de sala limpa, uma forma de conservar a temperatura e limpeza do ambiente. A Novagen prioriza a qualidade do sêmen produzido. Cada etapa é rigorosamente avaliada, cumprindo todas as exigências internacionais de qualidade. Além disso, a Novagen oferece um local com ótimas condições climáticas, inovação tecnológica, priorizando o bem estar do animal.

 

Processo e equipamentos do CCPS

IMG 0671

A Novagen Genética coleta o sêmen dos animais utilizando de vagina artificial, simulando uma monta natural. Após coletado, o sêmen é criteriosamente avaliado e com a concentração mensurada por meio do aparelho NucleoCounter® SP-100™ (Chemometec), sendo a primeira empresa de sêmen convencional no Brasil a utilizar este equipamento, que permite a produção de doses com alta precisão de concentração espermática. Em seguida, passa por processo de diluição eresfriamento, sendo posteriormente envasado e selado em palhetas individualmente identificadas pelo equipamento MRS3 (IMV Technologies). 

Após a curva de resfriamento, o sêmen é criopreservado com curva de congelamento realizada eletronicamente pelo equipamento Digitcool (IMV Technologies). Algumas amostras são então descongeladas e avaliadas eletronicamente pelo IVOS Computer Assisted Sperm Analyzer (Hamilton-Thorne), sendo armazenadas em botijões criogênicos.


Localização

Tanto o CPIVE quanto o CCPS ficam localizados na Fazenda Talisman, na rodovia SP 147, km 37,5, em Itapira, no estado de São Paulo. A fazenda está localizada em região de clima tropical de altitude, temperatura média anual de 23º C e está a 708 metros do nível do mar. A distância da fazenda para a capital paulista é de 165 km, para Campinas 70 km e para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, é de 95 km.

 

Agenda de Cursos

Nenhum evento para exibir!
Go to top